segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Faleceu o Dr. Queiroz Martins um alentejano social-democrata !

Tive hoje a triste notícia do decesso do meu amigo Dr. António J. Barros Queiroz Martins. Faleceu ontem, vítima de cancro nos pulmões, estando o seu corpo desde as 15H de hoje na Igreja de S. João de Deus, saindo dali o seu funeral amanhã, pelas 9H, para Estremoz, de onde era natural.

Licenciado em Direito, foi um ilustre Advogado, especializado em questões do foro laboral.

Conheci-o em princípios de 1981, quando foi chamado a funções governativas, como Secretário de Estado do Trabalho, na altura em que o Dr. Nascimento Rodrigues foi Ministro do Trabalho, a quem depois viria a suceder nessa pasta, no chamado 2º governo do Dr. Pinto Balsemão.

Como dirigente da UGT lembro-me dele como homem livre, bom e justo. Sempre cordato e bem disposto, lidava com facilidade com os líderes sindicais desse tempo, tanto da CGTP, como da UGT ou independentes, tendo contribuído para que fossem normalizados vários conflitos laborais e soube mesmo enfrentar com serenidade uma greve geral, a primeira levada a cabo pela CGTP.

Depois, o seu partido, o PSD, “esqueceu-o”, como aliás sucedeu com outros do seu tempo e nunca mais se lembrou dele, mas Queiroz Martins nunca de tal se lamuriou. Às vezes tinha a cordialidade de me convidar para almoçar, a fim de revivermos esses “bons velhos tempos” de 1980 a 1984.

Veio depois a fazer carreira como quadro da “PT”, tendo-se reformado como Director dessa empresa há alguns anos. Estive com ele em Abril passado, precisamente no funeral de um amigo comum, o Dr. Nascimento Rodrigues, e estava longe de pensar que passado tão pouco tempo seria ele chamado, de regresso, à Casa do Pai.

Queiroz Martins era um alentejano social-democrata, um homem de honra, de convicções profundas e sempre empenhado na defesa da “causa pública”. A democracia portuguesa está, pois, de luto.

Paz à sua alma.

Até sempre caríssimo, leal e bom amigo.  JPR

Sem comentários:

Enviar um comentário