domingo, 5 de agosto de 2012

Após as férias de verão a Dra. Anabela Tavares Mendes Albino está prevista ser quem irá dar um novo ar e dinamizar o ensino da língua e cultura portuguesa na Suíça !

Uma amiga que merece todo o apoio !
Síntese curricular
Anabela Tavares Mendes Albino nasceu a 31 de agosto, em Lisboa, é professora do quadro de nomeação definitiva desde 1995.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Franceses, em 1987, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a média final de 15 (quinze) valores.
Na mesma universidade realizou o Estágio de Formação de Formação de Professores, com a duração de dois anos, e também com 15 (quinze) valores.
Em 1991, realizou estágio de tradutora linguística (Francês, Inglês e Italiano) na Divisão Portuguesa no Parlamento Europeu, no Luxemburgo, na qualidade de bolseira do Programa Língua do Ministério da Educação.
Entre 2002 e 2005 realizou uma Pós-Graduação em Estudos Românicos — Área de Especialização «Cultura Portuguesa», sob a orientação dos professores doutores Rui Mário Gonçalves, António Dias Farinha, Maria de Lourdes Cidraes e João -David Pinto Correia, respetivamente nos domínios de Arte, História, Cultura e Literatura Oral e Tradicional Portuguesas.
É formadora certificada pelo Ministério da Segurança Social e do Trabalho — Instituto do Emprego e Formação Profissional, tendo dado entre 1993 e 2005 e, cumulativamente com as suas funções em ensino oficial, formação em cursos técnico-profissionais de natureza diversa a adultos, jovens e crianças com dificuldade de aprendizagem.
Foi professora provisória de 1987 a 1991, tendo realizado estágio em 1992 -1993, sendo professora profissionalizada desde 1993.
Foi professora no ensino português no estrangeiro no Luxemburgo em 1991 -1992 e na Suíça entre 2008 e 2011.
Desempenhou igualmente funções de Delegada de Departamento, coordenadora de nível, coordenadora de turma e diretora de turma.
Apresentou comunicações sobre «O surrealismo em Rapto na Paisagem Povoada de António Pedro»; «Coty de Amadeo de Souza -Cardoso e ou a inconstância estilística»; «Anais de D. João III — Frei Luis de Sousa»; «O Adamastor — um mito dos Descobrimentos: estudo histórico-cultural»; «O Sabor dos Sabores — Conto -tipo, tema e motivo no conto maravilhoso português»
Tendo participado em vários Seminários, estágios e formações de que destaca: «Metodologia do Trabalho científico»; «Cours de Perfectionnement de la Langue et de la Civilization Françaises»; «Curso Livre de Literatura Portuguesa Contemporânea -o conto português - séculos XIX e XX»; Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa; Jornadas do Centro de Tradições Populares Portuguesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário