STRICHCODE 560 PRODUKTE SIND AUS PORTUGAL - BESUCHT: WWW.VISITPORTUGAL.COM - SOU DEFENSOR DE UM "POVO LIVRE" COM OS AINDA HOMENS LIVRES, JUSTOS E DE BONS COSTUMES, A PUGNAR POR UMA BOA E JUSTA CAUSA COMPRO PRODUTOS COM O CÓDIGO DE BARRAS "560" ! - WIR HABEN IMMER NOCH EINEN FREIEN WILLEN! - ICH LIEBE PORTUGAL !!!
Hoje após concluído o trabalho em prol da comunidade e Portugal reunimos todos para brindar o aniversário do nosso amigo e colega André e naturalmente saborear mais um rico bolo elaborado pela nossa colega Margarida. PARABÉNS E MUITOS MAIS !!!
Encontrei na net estes rapazes e uma declaração de desconhecida: ;)
A convite do meu amigo Jesus Fernandez, do sindicato UNIA, assisiti hoje na escola de Müntschemier à entrega dos diplomas de frequência com sucesso do curso de lingua alemã para iniciados portugueses.
O curso, da organização FORMAZIONE de Berna (Fundação ECAP), iniciou em outubro e terminou agora. Os 9 alunos, trabalhadoras/es da agricultura, oriundos do Porto, Vila do Conde e Viseu, frequentaram 52 lições, sempre das 19H45 às 22H00, após por vezes 10 e 12 horas de trabalho e merecem aqui um forte elogio pela sua dedicação e empenho.
A animação para continuarem em breve num grau mais elevado persiste e fizeram por isso questão em oferecer um lindo arranjo de flores à professora Andrea Morf. Interessante é também de que nesta aldeia suíça de zona agrícola mais de 1/3 da população é portuguesa. Não admira pois que o jantar de comemoração, vitela assada, tivesse tido lugar no Restaurante "Schlüssel" em Bargen orientado pela familia Bento. PARABÉNS A TODOS !!!
Este ano a tradicional FESTA DAS CEBOLAS EM BERNA foi a maior de todos os tempos com 627 tendas, das quais 205 a vender cebolas, tendo inciado às 4H30 da manhã com um "Prosecco" (espumante) ou um Glühwein (vinho quente). Vários comboios especiais e 132 autocarros, 16 do estrangeiro, trouxeram visitantes de todos os lados. Foram vendidas 58 toneladas de cebolas !!!
Alguns dos funcionários da nossa Embaixada, na foto, só no final da tarde, após o trabalho, marcaram presença para também saborearem uma típica tarte de cebola e o tal vinho quente, lembrando nesse momento, com a devida honra, as "ex-colegas" Celeste Costa e Conceição Pereira ! Porque não em 2013 haver também uma tenda de "CALDO VERDE" E VINHO VERDE NA MALGA !!! http://www.bern.ch/leben_in_bern/freizeit/veranstaltungen/gesuche
Hoje tive a honra de assistir em Berna à estreia do filme português "TABU" com o jovem realizador e cineasta MIGUEL GOMES que contou com a presença do Embaixador de Portugal na Suíça, João Ramos Pinto, acompanhado de sua esposa. Foi um sucesso !!! - Amanhã estreia em Zurique e sexta-Feira em Lausana também com Miguel Gomes. Durante os proximos 15 dias pode ser visto diáriamente em alguns dos seguintes cinemas: Kino Kunstmuseum Bern (www.kinokunstmuseum.ch), Kino Riffraff Zürich (www.riffraff.ch), Capitole, Lausanne (www.lecapitole.ch), Stattkino - Luzern (http://www.stattkino.ch) e Basel (kult.kino camera). UM FILME PORTUGUÊS com legendas em alemão e françês - A DIZER SIM VAMOS VER !!!
Em Berna várias dezenas de associados do sindicato UNIA manifestaram-se hoje frente à Embaixada da União Europeia em solidariedade com os trabalhadores dos países em greve (Portugal, Espanha, Itália e Grécia). O Co-Presidente Andreas Rieger entregou uma carta de protesto e incentivos ao representante diplomático, também alertou publicamente para a grave situação financeira dos trabalhadores consulares portugueses na Suíça. Perante diversos orgãos de comunicação social, várias televisões, uma funcionária daquela missão destribuio um desdobravél sobre a amizade da UE e a Suíça e umas caixinhas de bombons de mentol desta delegação Europeia a todos os manifestantes. Tudo decorreu em grande harmonia e respeito.
Nach Angaben des portugiesischen Politikers und Ex-Ministers, Marcelo Rebelo de Sousa, hat die deutsche Regierung unter Führung von Angela Merkel es abgelehnt, ein Video über die Sparpolitik Portugals öffentlich aufzuführen. Die Deutsche Regierung soll dafür "politische Gründe" angegeben haben, so de Sousa.
Das Video soll die Auswirkungen der Sparbeschlüsse der sogenannten Troika in Portugal aufzeigen. In Finnland wurde der Film bereits gezeigt. Nach Angaben von de Sousa will man der europäischen Bevölkerung mit der Dokumentation darlegen, was die Menschen unter der Sparpolitik zu erwarten haben.
Estavamos hoje "descansados" de férias em casa, num dia chuvoso, frio e cizento, aqui em Berna, tocou o telefone e um casal suíço amigo convida-nos para um fondue de queijo http://www.dailymotion.com/video/x8o7x5_fondue-suisse_lifestyle . Aceitamos e que noite excelente passamos com um famoso vinho branco local e uma aguardente de cereja "Kirsch" tipica, algum chá também. Obrigado bons amigos Renate e Jürg !!!
Hoje Sérgio Graça pela FEVICCOM e Manuel Correia pela CGTP em plena maratona sindical por terras Helvéticas, após uma reunião matinal ao mais alto nível na Central do sindicato UNIA em Berna que contou também com um representante do sindicato italiano CGIL para um pré-balanço sobre os vários encontros com as comunidades a que já deslocaram-se, ainda tiveram felizmente um momento, antes de um seguir para Aarau e o outro para Basileia, aí com o apoio da presença de Vasco Pedrina membro directivo da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), para efectuarem uma breve visita à famosa "fossa dos ursos" e outros pontos de visita obrigatória na capital Suíça. Amanhã seguem a sua missão com novas reuniões e entrevistas dentro do quadro de apoio previsto em http://www.unia.ch/index.php?id=6625
Hoje aproveitei o facto de estar em férias para assistir em Berna, na "CASA DE ITÁLIA", ao excelente debate organizado pelo sindicato suíço secção regional da UNIA http://www.unia.ch/index.php?id=863sobre "Portugal, Itália, Espanha à beira de precipício ? - A Europa afunda-se com a crise ? - Quem defende os trabalhadores ? - As respostas sindicais" no qual o pricipal convidado e orador foi o sindicalista Sérgio Graça da FEVICCOM, Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro, que traçou ali um quadro do que se passa em Portugal e das razões que levaram a CGTP a convocar uma greve nacional para o próximo dia 14 deste mês assim como, as soluções que têm para ajudarem a resolver o permanente estrangulamento. Este encontro deriva de uma organização de Sindicatos da Alemanha, Áustria e Suíça, enquadrado nas designadas semanas de acção trilateral "Há dinheiro que chegue ! - Tem de ser melhor distribuído" nas quais também Manuel Correia da CGTP está a participar em diversas localidades por terras helvéticas para numa accção conjunta internacional ajudarem a ultrapassar esta crise. Gostei do sentido responsável e vontade de todos os presentes, de várias nacionalidades, apresentarem ideias para sem violência colaborarem numa solução. http://www.geld-ist-genug-da.eu/