sexta-feira, 15 de março de 2013

A História do Brasil por Bóris Fausto !

3 comentários:

  1. Excelente vídeo para nós professores de história; Recurso didático muito rico tanto sob o ponto de vista teórico quanto de imagens. Bóris Fausto grande historiador.. Gostei !!!

    ResponderEliminar
  2. O blogue sem dúvida que é ótimo, mas nomais divirjo por completo de que Boris Fausto seja um grande historiador, sendo certo que nem sequer se preocupou em investigar por que razão D. João II teria teimosamente negociado durante 10 anos o Tratado de Tordesilhas, at
    e garantir que a linha divisória ficasse a 370 léguas de Cabo Verde, ou seja, por forma a abarcar parte do Brasil.
    É falso que os portugueses tenham escorraçado os Índios, houve sim algumas tentativas de os escravizar, mas a isso se opuseram os Padres António Vieira, Manuel da Nóbrega e Manuel Bernardes, que ele omite por completo. É verdade que morreram milhares de Índios, mas devido a terem contraído doenças nos contactos com os portugueses, que os seus organismos desconheciam e para as quais não tinham auto-defesas (exº: morriam de simples constipação).
    No mais, sempre foram boas as relações com os Índios, sem o concurso dos os quais os portugueses não teriam conseguido, em cerca de 300 anos, impedir e expulsar franceses, holandeses e espanhois. Existe no Rio a estátua de um grande chefe que se aliou aos portugueses contra os franceses e que recebeu inclusive a distinção de ser Cavaleiro da Ordem de Cristo (será que o senhor nunca reparou nessa estátua?). Quem cometeu autêntico genocídio sobre as civilizações Maias, Azetecas e Incas foram os espanhois.
    O historiador (?) ignora inclusive o papel de Pedro teixeira, alferes que, depois de aprnder várias línguas dos índios, juntou aos seus pouco mais de 100 portugueses cerca de 2.000 índios e percorreu toda a Amazónia, entre 1639 e 1641, garantindo assim cerca de 50% do território do grande país que é hoje o Brasil. Os Índios chamavam-lhe 'Curiá-Catu' (homem branco bom e amigo). Está sepultado na catedral de Belém do Pará, onde os índios ainda hoje o visitam.
    Pela maneira como fala, este historiador (?) até parece que foram os portugueses que "inventaram" a escravatura...
    Enfim, creio que escrevi o suficiente para demonstrar que se está na presença de mais um brasileiro preconceituoso (ou ignorante?) contra os portugueses e tenho visto alguns, infelizmente, nas minhas deambulações pelo Brasil, mas quero salientar que a maioria do povo pode brincar um pouco, face àquilo que este e outros escrevem, mas, de uma maneira geral, trata muito bem qualquer português.
    Apenas pretendi repor um pouco da verdade. Cordiais saudações a todos.

    ResponderEliminar