sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Geldmangel erschwert in Portugal den Bau eines Museums zu Ehren des früheren Konsuls in Bordeaux Sousa Mendes, der im Zweiten Weltkrieg über 30 000 Flüchtlinge vor den Nazis rettete. Amigos/as Aristides de Sousa Mendes não pode ser esquecido !!!

The consul of Bordeaux official trailer from Henri Seroka on Vimeo.
Um amigo meu preveniu-me para o facto de estar eminente a ruína definitiva da Casa do Passal, em Cabanas do Viriato, com a extinção da Fundação Aristides de Sousa Mendes, onde este viveu e que é um símbolo da sua coragem e do heroísmo humanista, pois, em 1940, “armado” de 1 simples caneta, desobedeceu a Salazar e como Cônsul de Portugal em Bordéus passou mais de 30.000 vistos em 3 dias, salvando outras tantas vidas do holocausto nazi.
Por isso, tem sido homenageado, honrado e condecorado, a título póstumo, por portugueses, israelitas, americanos, franceses, holandeses, ingleses, belgas, luxemburgueses, etc.
Por isso, eu e outros decidimos enviar a carta abaixo por e-mail para o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, que tutela o assunto e se mais alguns nos quiserem secundar, desde já agradeço, em nome dos amigos de Aristides. O e-mail é: franciscojosemartins@pcm.gov.pt
Exmo. Senhor Dr. Marques Guedes,
Mui ilustre Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
c/o Dr. Francisco José Martins
Lisboa - Portugal,
Excelência,
A antiga residência de Aristides de Sousa Mendes, «Casa do Passal», em Cabanas de Viriato, porque evoca os actos heróicos deste grande humanista, de que Portugal se deve orgulhar, é a todos os títulos Monumento de toda a Humanidade, tendo sido há anos declarada património nacional.
Seria uma grande perda para a Humanidade que este espaço ruísse e daí também a importância da continuidade da Fundação Aristides de Sousa Mendes, detentora desse espaço e empenhada em homenageá-lo por acção empenhada de familiares e amigos desta causa, como é o caso do seu neto, com o mesmo nome, que a família elegeu para Presidente do Conselho Geral daquela Fundação.
Escusado será salientar que se a Fundação for extinta, por ser a detentora da 'Casa do Passal', tal equivale a "destruir" também um autêntico herói, precursor na defesa dos Direitos Humanos, que salvou mais de 30.000 vidas do Holocausto.
E seria também um descrédito internacional enorme para o Governo Português.
São estes os motivos principais que me levam a pedir a Vossa Excelência o favor da sua intervenção, para que a Fundação Aristides de Sousa Mendes e a Casa do Passal sejam alvo de medidas que assegurem a sua existência e recuperação.
Com os meus respeitosos cumprimentos e consideração,



Sem comentários:

Enviar um comentário