sexta-feira, 17 de junho de 2011

Resultados oficiais das legislativas e o novo Governo !

Para os que gostam de números e de nomes, eles aí vão:
1. Afinal o PSD venceu as eleições legislativas de 5 de Junho com 38,66 % dos votos, elegendo 108 deputados, segundo o mapa oficial dos resultados, divulgado hoje pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Segundo o documento, publicado dia 17/6 à tarde no suplemento electrónico do Diário da República, o PSD obteve 2.159.181 votos.

O PS somou 1.566.347 votos, que correspondem a 28,04 % e a 74 mandatos. O CDS-PP obteve 11,71 % dos votos, alcançando 653.888 votos e elegendo 24 deputados.

O centro-direita obtém assim uma maioria absoluta na Assembleia da República na XII legislatura, com um total de 132 deputados (57,39%).

O PCP/CDU obteve 441.147 votos, correspondentes a 7,90 %, e elegeu 16 deputados. O Bloco de Esquerda conseguiu 8 mandatos, obtendo 288.923 votos (5,17 %).

De acordo com o mapa oficial, estavam inscritos 9.624.354 (*) eleitores e votaram 5.585.254, o que corresponde a uma taxa de abstenção de 41,97 %.

Registaram-se 148.638 votos brancos (2,66 %) e 79.399 nulos (1,42 %). 
Veja aqui todos os eleitos:
http://dre.pt/pdfdia1s/11601.pdf
(*) Nota: os cadernos eleitorais carecem de saneamento urgente, com certeza, pois não é crível que numa população estimada de 10 milhões de habitantes em Portugal existam 9.624.354 eleitores (vivos?)!
--------------------------------------------------------------------------------

2. Novo Governo
Para além de Passos Coelho, como primeiro ministro, o novo governo tem 11 ministros.
Vítor Gaspar é o novo ministro das Finanças. Paula Teixeira da Cruz, primeira vice-presidente do PSD e ex-presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, assume a pasta da Justiça no novo Governo. Miguel Macedo, antigo líder parlamentar social-democrata, é surpresa na Administração Interna.

Já é conhecida a composição do novo Governo: Vítor Gaspar (Finanças), Álvaro Santos Pereira (Economia), Paulo Portas (Negócios Estrangeiros), Paula Teixeira da Cruz (Justiça), Miguel Macedo (Administração Interna), Miguel Relvas (Assuntos Parlamentares, Autarquias e Desporto), Nuno Crato (Educação e Ensino Superior), Pedro Mota Soares (Segurança Social), Assunção Cristas (Agricultura, Ambiente e Território), Paulo Macedo (Saúde) e José Pedro Aguiar-Branco (Defesa).

Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - Marques Guedes

Secretário de Estado adjunto do PM - Carlos Moedas

Algumas surpresas na equipa de Passos

Não obstante o que a imprensa até aqui sugeriu, Miguel Relvas, secretário-geral do PSD, assume funções governativas. O dirigente foi secretário-geral dos sociais-democratas também durante as lideranças de Durão Barroso e de Santana Lopes e foi secretário de Estado da Administração Local no XV Governo constitucional.

Assunção Cristas foi uma das deputadas revelação do CDS-PP, partido ao qual aderiu há apenas 4 anos. Foi assessora de Celeste Cardona no XV Governo constitucional. Nascida em Luanda a 28 de Setembro de 1974, é doutorada em Direito Privado.

Paula Teixeira da Cruz, também nascida em Angola e ex-líder da distrital de Lisboa do PSD, é advogada e vice-presidente do partido, cargo que exercera também durante o mandato de Luís Marques Mendes.

Miguel Macedo, até aqui líder parlamentar do PSD, regressa ao Executivo. No XI Governo, liderado por Cavaco Silva, foi secretário de Estado da Juventude. No XVI, e no de Durão Barroso foi secretário de Estado da Justiça.

O independente Nuno Crato é outra surpresa. O matemático de 59 anos é pró-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, professor no ISEG e desde Junho de 2010 no Taguspark. (baseado no ‘Sol’ de 17-6-11). In: http://comunidade.sol.pt/blogs/broca/default.aspx
3. A Assembleia da República vai realizar a primeira sessão plenária da XII legislatura na segunda-feira, às 10:00, confirmou hoje o vice-presidente do Parlamento Guilherme Silva.
4. O Presidente da República vai dar posse ao novo executivo na terça-feira, um dia depois da constituição da Assembleia da República e um dia antes do Conselho Europeu, onde Passos já poderá estar como primeiro-ministro em funções.
A certeza foi deixada por Passos Coelho que à saída do encontro com o Presidente da República, onde foi entregar, oficialmente a composição do governo disse que a posse ia estar na terça-feira.
Passos explicou que à hora de almoço informou Cavaco Silva, telefonicamente, “da composição do governo”.
“Fui indigitado há 48 horas e tal como assumi publicamente o compromisso, diligenciei, de forma expedita e rápida para que o país conhecesse em tempo recorde o governo que vai governar o país nos próximos quatro anos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário