quinta-feira, 6 de outubro de 2011

José Cesário visita a Suíça só após suspensão temporária da greve dos trabalhadores consulares e a caminho de Paris !!!

 
Lisboa, 06 out (Lisboa) – O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, visita na sexta-feira a Suíça, poucos dias após ter sido suspensa a greve dos trabalhadores consulares portugueses neste país, que durava há mais de um mês, informou hoje o gabinete do governante.
Na sexta-feira, o secretário de Estado visitará na Suíça os consulados-gerais de Portugal em Zurique e em Genebra, a embaixada em Berna.
José Cesário realiza esta visita depois de suspensa, na segunda-feira, a greve de cinco semanas dos funcionários consulares portugueses naquele país.

Em declarações à Lusa, o secretário-geral do Sindicato dos Funcionários Consulares e Missões Diplomáticas (STCDE), Jorge Veludo, adiantou que os trabalhadores decidiram suspender a greve “por vontade própria” e com a concordância da estrutura sindical.

A greve foi realizada pelos trabalhadores da embaixada de Portugal em Berna, da missão junto da ONU em Genebra, dos consulados naquela cidade e em Zurique, bem como dos escritórios consulares em Sion e Lugano.

A paralisação aconteceu devido à falta de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a situação salarial dos funcionários consulares, sobretudo devido à diferença cambial entre euro/franco suíço e também aos cortes salariais ocorridos na função pública.

Os funcionários consulares decidiram dar “dois a três meses ao Governo português para resolver o problema” e apontam como solução viável a inclusão no Orçamento Retificativo deste ano ou no Orçamento do Estado para 2012 da compensação salarial que pretendem.

Ainda noite de sexta-feira, José Cesário terá ainda um encontro com a Academia do Bacalhau, na cidade de Paris, em França.

No sábado, José Cesário participa no Encontro Nacional das Associações Portuguesas de França e tem uma reunião com Pascal Cherki, Presidente da Câmara do 14º bairro de Paris.

O secretário de Estado manterá ainda um encontro com os autarcas luso-descendentes eleitos em França e participa nas comemorações do Dia da I República, organizado pela associação Cap Magellan, sendo recebido por Bertrand Delanoë, Presidente da Câmara de Paris.
Secretário de Estado admite encerramento de postos consulares
Lisboa, 06 out (Lusa) – O secretário de Estado das Comunidades admitiu hoje que possam ser encerrados alguns consulados na reforma que o Governo está a preparar na rede consular, embora diga não saber ainda precisar as alterações que vão ocorrer.
“Pode haver postos que vão ter que encerrar”, afirmou José Cesário, à saída de uma audição na Comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades.

Perante os deputados, o governante disse que está a “analisar a rede consular”, que “pode haver alterações”, falou em “mexidas”, mas evitou admitir o encerramento de delegações diplomáticas portuguesas no estrangeiro, como veio a fazer depois à saída, embora sem avançar pormenores.

Acerca dos contratos dos 40 professores de Português que ensinavam junto das comunidades portuguesas e que não viram os seus contratos renovados, José Cesário disse que se deve à falta de verbas.

“Não temos meios para cumprir esses contratos”, disse à saída.

A falta de verba foi igualmente apontada pelo secretário de Estado como justificação para não satisfazer as reivindicações dos funcionários dos consulados portugueses na Suíça, que estiveram um mês em greve para exigir atualizações de remunerações.

“Vou lá dizer que espero resolver o problema um dia. Neste momento não há condições [financeiras] para isso”, disse José Cesário aos deputados da comissão, quando questionado sobre o que vai fazer na deslocação que realiza sexta-feira a várias cidades daquele país.

A questão levou a uma troca de acusações entre o deputado socialista Paulo Pisco e o secretário de Estado da coligação de direita, que remeteu a responsabilidade pela situação para o anterior governo do PS.

“A situação na Suíça arrasta-se há dois anos”, afirmou, queixando-se que o seu governo “‘levou’ com uma greve dois meses depois de tomar posse”.

No início da sua intervenção, o secretário de Estado do Ministério liderado por Paulo Porta disse que atual crise está a “arrastar para fora de Portugal milhares e milhares” de pessoas, que optam por emigrar.

Entre as comunidades portuguesas no estrangeiro, cujo total estima em cinco milhões de pessoas, José Cesário disse haver situações diferenciadas, com “bolsas de pobreza que não existiam” e “situações extremas de desemprego”, de um lado, e “comunidades em situação de sucesso extremo”, do outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário