Fundada em 1941, a empresa Centenário exporta 98% da sua produção para a China, Itália, Japão, Alemanha, Áustria e Suíça.
A selecção italiana de golfe viu a linha de sapatos da empresa portuguesa Centenário e não ficou indiferente à qualidade da pele, dos acabamentos e do design. "Nós tínhamos alguns modelos expostos com as cores italianas, outros com as portuguesas, e por aí fora. O representante da selecção italiana viu e contactou-nos para saber se era possível mudar o design e se estávamos interessados em calçar a selecção italiana de golfe. Nós dissemos que sim, e aqui está o resultado", explica António Pedro Ferreira, da Centenário.
O nome é Centenário, mas têm tentado mudar para Century, por considerarem que internacionalmente é mais fácil de pronunciar. No entanto, "os estrangeiros querem cada vez mais marcas com nomes que mostrem a origem dos países, por isso, como Centenário já é conhecido, vamos ver. E nos dias de hoje o que vem de Portugal é sinónimo de qualidade", afirma.
Esta é mais uma marca que não está presente no mercado nacional "devido à falta de garantia no escoamento da produção por ser um mercado bastante pequeno".
Fundada há 70 anos (1941), emprega 74 pessoas, algumas das quais cresceram com a segunda geração e acompanharam a entrada da terceira, que já está a trabalhar na empresa. A necessidade de encontrar novos mercados, apostar em novos públicos e investir no produto fabricado fez que esta empresa familiar se começasse a reestruturar há 30 anos. "Quando, na década de 80, pensámos em aumentar a produção, decidimos construir uma nova fábrica e estudámos o comportamento de diversos mercados. Aí percebemos que Portugal não era uma aposta vencedora, por ser pequeno e pouco expressivo. Então, estudámos as melhores feiras para marcarmos presença, a cada ano fomos alargando a quota de exportação em detrimento da produção destinada ao mercado interno, até que, por opção, chegámos onde estamos hoje: somos 98% exportadores e 2% é para vender cá dentro", explica António Pedro Ferreira, da Centenário, um dos elementos da terceira geração da família fundadora.
A empresa está em franco crescimento, devido às restruturações realizadas nos anos 80, e cujos frutos começam agora a sentir-se. Esforço contínuo na procura "de novos mercados, consolidação de novos clientes, apresentação de novos produtos, inovação permanente, design e rápida resposta às solicitações dos clientes, aliados a uma forte campanha internacional de arrojado e inovador marketing levado a cabo pela APICCAPS (Associação Portuguesa Indústria Calçado Componente, Artigos de Pele e seus Sucedâneos)", são o segredo do sucesso desta indústria.
Apesar de estar vocacionada para o fabrico de calçado de homem, a Centenário tem uma linha secundária de mulher, mais descontraída (mocassins e sandálias práticas) que vende só no mercado nacional em algumas lojas seleccionadas.
Outro dos segredos do sucesso da Centenário está directamente ligado aos materiais utilizados, garantindo uma qualidade superior do calçado fabricado, criando fidelidade por parte quer do consumidor quer do comprador (retalhistas/donos de lojas). A matéria-prima vem de Itália, país com grande tradição no cultivo e produção de pelarias de alta qualidade. "A pesquisa constante e criteriosa de materiais nobres, rigorosamente seleccionados junto das melhores fábricas europeias de curtumes, acompanhada de processos muito cuidados de montagem e acabamento, respeitando escrupulosamente as regras de qualidade, o design, a implementação e o desenvolvimento da nossa nova linha de montagem no sistema de construção goodyear, permite-nos obter um produto final distinto e de alta qualidade, facilitando a entrada nos mercados internacionais ao mais alto nível", salienta. In: http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=2069247&especial=Made in Portugal - M%EAs da Moda&seccao=ECONOMIA
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