sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

UNESCO - Candidatura de Coimbra a Património Mundial formalizada hoje !!!

A Universidade de Coimbra (UC) apresenta nesta sexta-feira a candidatura a Património Mundial da UNESCO, que inclui a Alta da cidade e a Rua da Sofia (na Baixa), numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas
Na ocasião, Viegas vai assinar a candidatura, em representação do Estado português, a qual será depois entregue na sede da UNESCO, em Paris, até 1 de Fevereiro.
Antes da cerimónia, o secretário de Estado da Cultura irá visitar os espaços emblemáticos da zona candidata a Património Mundial da Humanidade, nomeadamente o Paço das Escolas, a Capela de S. Miguel e a Biblioteca Joanina, cuja decoração em talha dourada remonta ao reinado de D. João V, quando predominavam as riquezas associadas ao ouro proveniente do Brasil.
A sessão de formalização da candidatura decorrerá na Biblioteca Joanina, às 11h30.
Desenvolvida pela UC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, a candidatura da Universidade, zona envolvente, na Alta histórica da cidade, e Rua da Sofia, na Baixa, foi entregue à Comissão Nacional da UNESCO em Novembro de 2011.
Além do núcleo histórico da Universidade e da Rua da Sofia, a candidatura a Património Mundial, cujo dossiê tem 2000 páginas, distribuídas por sete volumes, abrange um corredor de ligação entre a Alta e a rua da Sofia (artéria onde se fixaram os colégios que vieram a dar origem à primeira universidade portuguesa e uma das mais antigas da Europa), além de toda a zona envolvente.
Em Outubro de 2011, a Câmara Municipal aprovou o regulamento de intervenção na área abrangida pela candidatura, que tem como mote central a “associação do passado, do presente e do futuro” da UC.
A candidatura tem igualmente como mote o “prestígio da instituição”, que se mantém na actualidade e faz dela “uma grande universidade europeia no século XXI”, afirmou Seabra Santos, então reitor da instituição, quando um documento provisório foi entregue à Comissão Nacional da UNESCO, há cerca de um ano.
A vivência e a cultura estudantis, “a Associação Académica, o fado, a canção, as repúblicas de estudantes, enfim, todas as vivências de um património imaterial único - que é necessário compreender, acompanhar e preservar”, são pressupostos fundamentais desta candidatura, sublinhou na altura Seabra Santos.
A 29 de Dezembro, o actual reitor, João Gabriel Silva, revelou que a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade valoriza o papel da instituição de ensino na promoção da cultura portuguesa no mundo ao longo dos séculos.
“Não havendo percalços, a decisão sobre a candidatura deverá ser anunciada no final de 2013”, adiantou João Gabriel Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário