domingo, 27 de novembro de 2011

Fado é Património Imaterial da Humanidade - Unesco kürt Fado zum Weltkulturerbe !!!

O Fado é, oficialmente, Património Imaterial da Humanidade.
A distinção foi formalizada este fim de semana, depois de decisão favorável da UNESCO.
Mariza e Carlos do Carmo foram os embaixadores desta campanha, cuja origem partiu do antigo Presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes. Aprovada pela autarquia em maio de 2010 e apresentada ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em junho desse ano, a candidatura foi então formalizada junto da UNESCO.
A Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) considerou "exemplar" a candidatura de Portugal, atribuindo ao Fado, este fim de semana, o estatuto de Património Imaterial da Humanidade.

Segundo a Lusa, o Presidente da República já afirmou que esta distinção é "um motivo de orgulho para todos os portugueses: a partir deste momento, o fado é reconhecido como um Património de toda a Humanidade, um valor inestimável no presente e uma herança cultural importante para as gerações futuras", escreveu Cavaco Silva no site da Presidência da República.
Por seu turno, o Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, destacou a "alegria" proporcionada por esta distinção, "numa altura em que Portugal necessita como nunca de notícias positivas". Francisco José Viegas acredita que as "atenções do mundo" se irão, agora, virar "para um dos emblemas da nossa cultura e do nosso talento". Ler mais: http://blitz.aeiou.pt/fado-e-patrimonio-imaterial-da-humanidade-videos=f77926#ixzz1eutfVtgb

Sem comentários:

Enviar um comentário