segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Nova Iorque recebe «Embaixada» do Fado em Dezembro com cerca de 40 músicos e técnicos !!! - E a Suíça ?

Uma grande «embaixada» de fado, com cerca de 40 músicos e técnicos, desembarca em Nova Iorque em dezembro para um dos maiores eventos recentes de promoção do género musical, integrando Camané, Deolinda e o projeto Amália Hoje.
«Tudo Isto é Fado», apoiado pelo Turismo de Portugal, vai decorrer ao longo de dois dias na Brooklyn Academy of Music (BAM), a 2 e 3 de dezembro, cumprindo uma ideia antiga de Lian Calvo Serrano, uma produtora cultural norte-americana de origem cubana, agente de Daniela Mercury e dos Gift, e apaixonada pelo Fado e pela cultura portuguesa.

«Para mim é um feito. Tenho um grande amor por Portugal, e fico muito feliz por promover a cultura portuguesa neste tipo de ambiente», disse à Lusa Lian Serrano em Nova Iorque.

Para a produtora cultural, o evento «vai ter ecos», uma vez que o BAM é uma «instituição muito respeitada» e, tal como Nova Iorque tem um festival de flamenco, «Tudo Isto é Fado» pode ser a raiz de um evento bienal dedicado ao fado.

«A paisagem muda, não estão incluídos aqui muitos artistas que podíamos incluir. Espero que seja uma âncora para mais qualquer coisa, que possamos trazer artistas numa base bienal», adiantou.

No âmbito do Festival Next Wave 2011 do centro cultural de Brooklyn, a BAM Howard Gilman Opera House vai ouvir na sexta feira 2 de dezembro a estreia do fadista Camané, depois de uma «lição» de história do fado, dada em palco pelos Lisboa Soul, conjunto de músicos que se juntam pela primeira vez para o evento.
Com um «dedo» do fadista Helder Moutinho na escolha dos músicos, o agrupamento é dirigido por Ricardo Parreira e Yami e inclui históricos do fado como Beatriz da Conceição e Rodrigo, e também como uma geração mais nova, todos para mostrar a história e as influências árabes e afro-brasileiras do fado.

Depois do concerto, a música vai continuar no café do BAM, com uma atuação da fadista luso-americana Nathalie Pires.

O dia 3 é dedicado às novas vertentes com raiz no fado, com o regresso a Nova Iorque dos Deolinda e com a estreia norte-americana dos Amália Hoje, projeto de Nuno Gonçalves e Sónia Tavares (Gift), Paulo Praça (Plaza) e Fernando Ribeiro (Moonspell). Coincidindo com o concerto deste projeto, será lançado o álbum «Amália Hoje» nos Estados Unidos.

Depois do concerto, atuam no BAM Café Ricardo Parreira, Marco Oliveira, Manuel d´Oliveira, Micaela Vaz e Vânia Conde.

Para a tarde do dia 3 está também prevista uma conferência sobre a história do fado, com uma musicóloga da Universidade de Columbia, Lila Ellen Gray.

Os eventos deverão contar também com comida portuguesa preparada por um «chef» e o café do BAM deverá ser mesmo transformado numa «tasca» portuguesa.

Em preparação está ainda uma mostra paralela de filmes portugueses na cinemateca do BAM.

O delegado do Turismo de Portugal em Nova Iorque, Nuno Alves, espera que o evento sirva igualmente de comemoração «da escolha do fado como Património Imaterial da UNESCO», que deverá ser decidida na reunião de peritos da organização, que se realiza em Bali, na Indonésia, de 22 a 29 de novembro.

«Será uma verdadeira mostra da cultura portuguesa que possibilitará promover Portugal junto de um público culto e mais jovem, um dos segmentos mais importantes em termos de fluxos turísticos para Portugal e a Europa», disse à Lusa Nuno Alves.

Sem comentários:

Enviar um comentário