domingo, 23 de janeiro de 2011

Na Suíça: CAVACO SILVA VENCEU EM TODAS AS MESAS ELEITORAIS !

Em toda a Suíça as Assembleias de Voto funcionaram exemplarmente pelo que estão de parabéns !!!
Na foto a Embaixada de Portugal em Berna onde deve ter votado a eleitora com mais idade, 99 anos e que em Maio deverá perfazer os 100!
Como Presidente da Secção do PPD/PSD da Suíça e membro da Comissão de Honra do Professor Aníbal Cavaco e Silva congratulo-me do mesmo ter ganho em todas as mesas de voto (Berna, Genebra, Lugano, Sion e Zurique) e expressar aqui também um voto de agradeçimento a todos os eleitores, ao Mandatário de campanha neste país, Flávio Borda d'Água, e a todos os delegados. António Dias da Costa
Presidenciais: Cavaco «esmaga» no estrangeiro
Resultados expressivos em França, Bélgica, Suíça, Cabo Verde e África do Sul
Cavaco Silva ganhou as eleições presidenciais em Paris, mas Manuel Alegre obteve um resultado «que significaria uma segunda volta neste círculo eleitoral».
O Presidente da República obteve 663 votos e Manuel Alegre obteve 532, num círculo eleitoral que inclui dez mesas de voto, seis na capital francesa e quatro extensões nas cidades de Lille, Orléans, Rouen e Tours. Dos restantes candidatos à Presidência da República, Francisco Lopes obteve 136 votos, Fernando Nobre teve 99, Defensor Moura 28 e José Manuel Coelho teve 11 votos.

O nível de abstenção atingiu os 95 por cento no círculo de Paris, o mais importante dos portugueses em França e que abrange o norte e centro do país. Apenas votaram 1547 eleitores entre 30 mil inscritos, segundo o Consulado Geral de Portugal na capital francesa.

Bélgica

Cavaco Silva também venceu as eleições presidenciais em Bruxelas com 146 votos, seguido de Manuel Alegre com 128. A abstenção atingiu os 82 por cento, tendo exercido o direito de voto 415 eleitores dos 2320 inscritos.

Dos restantes candidatos à Presidência da República, Francisco Lopes obteve 55 votos, Fernando Nobre teve 60, Defensor Moura 9 e José Manuel Coelho teve 8 votos. A Bélgica tem duas mesas de voto, uma em Bruxelas e outra em Antuérpia.

Cabo Verde

A taxa de participação eleitoral dos 499 votantes recenseados em Cabo Verde foi de 39 por cento. A votação decorreu em três assembleias de voto: os centros culturais de Portugal na Cidade da Praia (190 eleitores inscritos) e do Mindelo (285 eleitores), e no consulado honorário da ilha do Sal (24).

O apuramento da votação dos 194 votantes já começou e os resultados deverão ainda ser divulgados hoje, estando dependentes da chegada à capital cabo-verdiana dos boletins do Sal.

África do Sul

Cavaco Silva também foi o vencedor na África do Sul das Presidenciais com 93,4 por cento dos votos expressos e fez o pleno entre os 35 portugueses que votaram na Namíbia. Nas quatro assembleias de voto da África do Sul (Joanesburgo, Durban, Cidade do Cabo e Pretória) Cavaco Silva obteve 779 de um total de 834 votos.

O segundo candidato mais votado neste país foi Fernando Nobre com 23 (2,75 por cento), seguido de Manuel Alegre com dez votos, Francisco Lopes com seis votos, José Manuel Coelho com cinco e Defensor de Moura com um voto. Em Windhoek, a única assembleia de voto da Namíbia, que cai sob a alçada da África do Sul em termos diplomáticos, os 35 portugueses que votaram colocaram todos a cruz em Cavaco Silva.

Suíça

Cavaco Silva ganhou as eleições presidenciais entre a comunidade portuguesa na Suíça, tendo sido o candidato mais votado nos três consulados de Portugal no país. Foi o mais votado nos consulados de Portugal em Berna, Zurique e Genebra, segundo a mesma fonte.

Resultados oficiais com o apuramento finalizado nos três consulados deram uma vitória a Cavaco Silva com 42,33 por cento e 276 votos. Manuel Alegre obteve 30,21 por cento e 197 votos. Dos outros candidatos, Francisco Lopes obteve 12,58 por cento (82 votos), Fernando Nobre 10,89 por cento (71 votos), José Manuel Coelho 2,3 por cento (15 votos) e Defensor Moura teve 1,69 por cento (11 votos).

Houve 1,21 por cento de votos em branco (oito votos) e 0,3 por cento (dois votos) nulos. Havia 8.493 eleitores inscritos e votaram 662 no conjunto dos três consulados.

Sem comentários:

Enviar um comentário