Seis estudantes da Universidade do Porto venceram a competição JA-YE Europe Enterprise Challenge 2011, organizada pela mais antiga associação de empreendedorismo mundial, a Junior Achievement.
Hoje, os seis estudantes estiveram na Bolsa de Lisboa para encerrar a sessão e a amanhã serão recebidos pelo Presidente da República, Cavaco Silva.
O projecto vencedor chama-se FLICKS e prevê a detecção de fogos florestais. Este projecto consiste em fornecer serviços avançados para detecção de incêndios numa vasta gama de aplicações, através de um sistema composto por sensores multi-espectrais. Com esta "ferramenta" será possível reduzir substancialmente o tempo de detecção dos incêndios através de um sistema integrado composto por unidades de detecção autónoma que comunicam entre si e com centrais via ‘wireless'. A equipa tem por objectivo ser líder no fornecimento de serviços e desenvolvimento de sistemas avançados para a detecção de incêndios.
Fernando Nogueira, secretário-geral da Fundação Millennium BCP, patrocinador exclusivo do Graduate Programme, salienta que "no ano passado, a equipa portuguesa recebeu o terceiro prémio, mas os jovens deste ano foram vencedores. Estamos muito orgulhosos." Sara Piteira Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário