sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morreu José Saramago

José Saramago morreu esta sexta-feira aos 87 anos na sua casa em Lanzarote, Espanha.
O escritor português morreu "estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", revela o comunicado oficial da Fundação do escritor, emitido às 13h40.
O comunicado refere que José Saramago "faleceu às 12h30 na sua residência em Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença".
O corpo de José Saramago será levado para Lisboa no sábado, para que seja velado publicamente no salão nobre da Câmara Municipal da cidade.
Durão Barroso lamenta morte de um dos maiores nomes da literatura mundial
Bruxelas, 18 jun (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, lamentou hoje, em Bruxelas, a morte de José Saramago, que considera um dos maiores escritores da literatura mundial.
"José Saramago, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998, será sempre recordado como um dos maiores escritores da língua portuguesa e da literatura mundial", sublinhou José Manuel Durão Barroso numa mensagem enviada à família do Nobel da Literatura.
Durão Barroso acrescentou ainda ter sido "com profunda consternação" que soube da morte do escritor, tendo enviado, em seu nome e da Comissão Europeia, "sentidas condolências à sua mulher, a sua filha e a toda a sua família e amigos mais próximos de José Saramago.

Sem comentários:

Enviar um comentário