terça-feira, 29 de junho de 2010

Portugal tem um milhão de diplomados, revela ministro - E Portugal diz adeus ao Mundial 2010!

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Mariano Gago, afirmou hoje, no Porto, que Portugal tem apenas cerca de metade do número de diplomados dos países mais desenvolvidos da OCDE.
«Temos cerca de um milhão de pessoas com diploma de ensino superior. Se estivéssemos ao nível, nesse indicador, dos países mais desenvolvidos da OCDE teríamos dois milhões», sustentou Mariano Gago.
O ministro do Ensino Superior, que falava na tomada de posse do reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, traçou o retrato da universidade pública portuguesa, referindo que existem «120 mil estudantes de licenciatura contra 62 mil estudantes de pós-graduação».
«Do ponto de vista médio é grande o caminho que temos pela frente, o caminho de sermos capazes de atrair estudantes de pós graduação», frisou.
Assim, segundo Mariano Gago, um dos principais «desafios» é mobilizar estas pessoas no sentido da actualização de conhecimentos, uma vez que nos últimos anos, devido ao processo de Bolonha, foram introduzidas «mudanças significativas», relacionadas com a introdução da componente investigação.
«Neste momento é preciso estudar mais, é preciso voltar à escola e saber mais, porque todos sabemos que não basta abrir vagas para que venham mais estudantes nem oferecer cursos em regime pós laboral, ou investir no ensino à distância», disse.
As metas recentemente definidas pela União Europeia são de atingir globalmente, em 2020, cerca de 40 por cento da população com o grau de ensino superior, numa faixa etária entre os 30 e os 34 anos.
Um dos objectivos da Universidade do Porto é conseguir que em 2014 o número de diplomados atinja os 10900 nas quatro grandes áreas científicas, contra os 7200, obtidos em 2009.
O ministro acrescentou que entre o número de diplomados em Portugal (um milhão) «cerca de 600 mil não entram há mais de dez anos nas portas de instituições de ensino superior».
Portugal diz adeus ao Mundial 2010 por um golo fora de jogo
Ein Abseitstor reicht gegen Portugal
Portugal foi derrotado na Cidade do Cabo por 0-1 diante da Espanha e despediu-se do Mundial 2010. Apesar de ter tido oportunidades, a verdade é que os espanhóis foram mais fortes. O guarda-redes Eduardo foi inclusive um dos homens do jogo. O inevitável David Villa marcou o único golo do encontro, aos 63 minutos. Os espanhóis defrontam agora nos quartos-de-final o Paraguai, que eliminou o Japão nas grandes penalidades.
Ronaldo: «Como explicar isto aos portugueses? Falem com Carlos Queiroz...»
VERDADE OU NÃO...
Mundial2010: David Villa sabia que a Espanha "acabaria por chegar ao golo"
Queiroz considera vitória espanhola justa
Fifa admite risco de manipulação de resultados
Pedido de desculpas: a hipocrisia e manipulação continuam

Sem comentários:

Enviar um comentário