sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sondagem: PSD já ultrapassou PS com Portas em queda

Em tempo de crise, o PSD voltou a progredir nas intenções de voto e destronou já o PS, partido que está no Governo, como a força política na qual maior número de portugueses assume que votaria, caso as eleições fossem hoje.
Segundo os resultados apurados pelo barómetro mensal da Eurosondagem para a Rádio Renascença, SIC e Expresso, o PSD, agora liderado por Pedro Passos Coelho, continua a sua tendência de subida, agora já à frente dos socialistas, ainda que com apenas uma décima a separar os dois partidos: os sociais-democratas reúnem neste momento 34,9% das intenções de voto, enquanto o PS fica-se pelos 34,8%. Tecnicamente, um empate.
Comparados com os resultados do mês anterior, o PSD subiu 1,9 pontos percentuais, ao passo que os PS perde 1,4% das intenções de voto.
À esquerda, o Bloco de Esquerda subiu no último mês, arrecandando mais seis décimas, valor que lhe permitiu ultrapassar a CDU, com 7,7% de intenções de voto, face aos 7,5% dos comunistas.
Mais à direita, o CDS-PP continua em queda, depois de ter perdido mais 1,2%, surgindo agora com 10,1% das intenções. Isto após um mês particularmente difícil também para o seu líder, Paulo Portas, que caiu 5,2% no índice de popularidade, cotando-se como o líder partidário que mais desceu.
De resto, no que à popularidade dos líderes diz respeito, Maio acabou por ser mesmo um período aziago, já que até mesmo Passos Coelho não conseguiu capitalizar a subida do seu partido, perdendo 1,7% face ao resultado do último mês. Ainda assim, reforça o estatuto de segundo líder mais popular.
Já José Sócrates, apesar de cair 2,5% nas intenções de voto, ultrapassou Paulo Portas e é agora o terceiro da lista, com 7,3% de opiniões positivas.
Quanto à liderança, continua incontestada na posse do Presidente da República, o qual foi mesmo o único a aumentar a popularidade face ao mês anterior, mantendo assim a tendência de subida – com mais 1,7%, Cavaco Silva surge agora 25% de votos.

Sem comentários:

Enviar um comentário