segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Suíça: A GREVE ILIMITADA INICIOU HOJE EM TODOS OS POSTOS !!!


 
OS MOTIVOS DA GREVE ILIMITIDA DOS FUNCIONÁRIOS DOS SERVIÇOS EXTERNOS DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Estimados concidadãos,

Lamentamos profundamente que a situação em que nos encontramos tenha ultrapassado todos os limites do que é aceitável, obrigando-nos ao uso do último recurso que nos resta – a GREVE.

De facto, após várias insistências junto dos responsáveis políticos de Portugal, dando conta da necessidade imediata de actualizarem os salários dos funcionários consulares que trabalham na Suíça, já completamente delapidados pela forte valorização do franco suíço em relação ao Euro, o Governo de Portugal, nada mais fez do que agravar a situação, aplicando-lhes cegamente a norma do Orçamento de Estado de 2011 que previa uma redução salarial até 10% sobre salários superiores a 1500 Euros, sem qualquer preocupação com o resultado que isso iria produzir nos países com níveis de vida muito superiores a Portugal.

O resultado da insensibilidade e incompetência dos políticos traduziu-se numa redução real dos salários, que são calculados em Euros, de mais de 30%, após conversão dos mesmos para francos suíços.

Como resposta às últimas chamadas de atenção para o problema crescente em que nos encontramos, decidiu o Governo de Portugal, unilateralmente, considerar como pouco relevante o facto dos funcionários auferirem rendimentos na ordem dos 2’600 francos Suíços, desculpando-se com um estudo que revelou que o rendimento mínimo neste país andaria pelos 2’300 francos suíços.

Na óptica do Governo, estes funcionários, deixaram de receber salários milionários de 4’000 francos suíços e passaram a receber uns salários confortáveis que rondam os 2’600 francos suíços.

Embora tenhamos explicado que com 2’600 francos suíços, ninguém sobrevive neste que é um dos países mais caros do mundo, de nada valeu. A única reacção que o Senhor Ministro tomou para tentar travar esta Greve, foi delegar competência no Senhor Secretário de Estado das Comunidades para negociar com o Sindicato que nos representa, negociação essa, que estava condenada à partida, pois o Senhor Secretário de Estado nada tinha para negociar, apenas queria transmitir que o Ministério dos Negócios Estrangeiros não tem verbas orçamentais para compensar as perdas que os trabalhadores vêm sofrendo.

Perante um Governo que tinha no seu programa de campanha, entre outras, tomar medidas que permitissem responder às situações socialmente mais delicadas, combatendo casos de exploração de trabalhadores portugueses e que, sem qualquer escrúpulo, é responsável pela criação dessas mesmas situações de exploração, condenáveis pela Suíça e por qualquer país civilizado no Mundo, pagando salários miseráveis aos seus funcionários, não nos resta outra alternativa senão fazermo-nos ouvir nesta acção de protesto em desespero.

Pedimos desculpa pelos inconvenientes que certamente irão ser criados nas vidas de quem tem que recorrer aos Serviços Consulares na Suíça, em virtude desta paralisação e apelamos à solidariedade de todos para com esta causa, cuja justeza é certamente reconhecida por qualquer pessoa minimamente sensata.

Com elevada estima e consideração - Os Funcionários em Greve
RADIO LORA ZURIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário