segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Suíça: Trabalhadores consulares ameaçam com greve ilimitada já a partir de dia 29 !!!

Lisboa, (Lusa) - Os trabalhadores dos serviços diplomáticos e consulares na Suíça ameaçam avançar para a greve em setembro, caso o Governo não retome as negociações para resolver as perdas salariais provocadas pela desvalorização do euro face ao franco suíço.
Os salários são pagos em euros, mas os funcionários dizem que com o câmbio para francos suíços os salários vêm-se degradando progressivamente.
Em nota enviada à Agência Lusa, os trabalhadores da Embaixada de Portugal em Berna, dos postos consulares em Genebra, Zurique, Sion e Lugano e da representação diplomática junto das Nações Unidas e Organizações Internacionais (NUOI) em Genebra, consideram que a desvalorização do euro face ao franco suíço está a colocar os seus salários ao "nível de indigentes".
Por isso, em carta aberta enviada hoje ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e ao secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, os trabalhadores pedem "a intervenção urgente" para resolver a "situação difícil" em que dizem encontrar-se.
Os trabalhadores recordam que as negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) e o Departamento Geral de Administração (DGA) do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sobre este assunto foram interrompidas com a queda do anterior Governo e reclamam que sejam urgentemente retomadas.
"Solicitamos a este governo que dê instruções urgentes ao DGA, a fim de este reiniciar as negociações e pôr termo a esta situação, a qual já não é suportável", referem na carta.
Caso contrário, advertem os funcionários, está a ser equacionado o recurso à greve em setembro.
"Já houve reuniões em que foi votada por todos a vontade de marcar greve em setembro por tempo indeterminado se esta situação tardar em resolver-se", diz a nota. CFF. http://www.stcde.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário