sábado, 8 de maio de 2010

Já nem há espaço para eleições?

Já não é fácil para alguns deixarem-se enganar. É mesmo difícil. Quando se perde, aos poucos, a idade dos sonhos, ouve-se o sr. Sócrates e chega-se à conclusão de que aquilo é mesmo balela. E da antiga. Daquela que vai criando bolor cada vez mais visível e... tangível. Mas não é só ele, não. Temos, infelizmente, a maior taxa de governantes “astutos” – diga-se “astutos” com aspas à falta de melhor termo... – por metro quadrado que há na Europa. Se fôssemos maiores... maiores seriam as probabilidade de aumentar a lista.
O sr. Sócrates ainda não desistiu de se ver ruado do Governo. Era mesmo o que lhe convinha há umas semanas atrás. Agora, porém, talvez nem tanto.
Não se sabe é se o sr. Passos Coelho lhe faz a vontade, tão rápido ele foi a dar-lhe a mão quando o PEC foi parido e parecia em riscos de soçobrar. Tão pouco se o sr. Cavaco quer mesmo ser desmancha-prazeres e deixar tudo como até aqui – quem fez o mal... que faça o bem... – até por estar a preparar a sua campanha de reeleição que poderá não querer fazer sem o apoio dos que, em Portugal, se chamam socialistas, embora governem mais à direita que os da direita.
Para já, entende-se a pressa com que o ainda primeiro-ministro já vai dizendo estar disposto a reavaliar e a adiar... obras que antes, no seu linguajar, eram essenciais, como mais uma travessia do Tejo e mais um aeroporto de Lisboa. Deixem lá... que, com mais umas palavrinhas ao ouvido – como as que se dizem para todo o mundo ouvir – ele ainda vai desistir até do TGV. É mais umas cócegas... e estará tudo em ponto de rebuçado.
Vítor Constâncio, que em breve muda de ares e sai para o BCE, já disse que “acharia normal” se o Governo anunciasse o adiamento do lançamento do TGV e do novo aeroporto, uma vez que “é preciso reforçar o PEC”... tudo por amor à redução do défice.
Nem sei porquê, mas lembro, uma vez mais, a que muitos apelidaram de “velha chata”, Manuela Ferreira Leite... que parece ter sido a única que falou verdade ao País, durante a campanha eleitoral para as Eleições Legislativas. Tudo o que disse... está a acontecer. E como tem o feio hábito de falar verdade – que é coisa que o eleitor médio português detesta... – aí temos memória da “tareia” monumental que lhe deram.
Ou eu me engano muito... ou as coisas vão desembocar num acto eleitoral antecipado. É que nem já o sr. Constâncio defende este Governo. O Governo lá vai esticando a corda, esticando... De tal forma que se fosse com o sr. Sampaio – a impoluta criatura que ruou um Governo de maioria no Parlamento – já há muito que Sócrates se tinha estatelado. E nada nos faz pensar que o sr. Cavaco não tenha essa mesma tentação. Para além do mais, parece ser a única maneira de cortar os sonhos (pesadelos para nós) do sr. Sócrates. Até porque o PSD (que pode fazer parelha com o CDS) parece ter recuperado terreno face ao PS.
E a única dúvida que nos assalta – a nós que temos mais dúvidas que o sr. Cavaco que antes raramente se enganava... – é saber se ainda há quem, de bom senso, queira pegar num Governo de um País como nos deixaram o nosso...    Fernando Cruz Gomes - Toronto

Sem comentários:

Enviar um comentário