terça-feira, 25 de maio de 2010

O "AFRICA DAY 2010" HOJE EM BERNA e a Cerimónia comemorativa da autonomia dos Açores ontem

UM FIM-DE-TARDE COM UMA EXCELENTE FESTA DE AMIZADE EM BERNA - O AFRICA DAY !!!
A Cerimónia comemorativa da autonomia dos Açores ONTEM
Vi na RTPI e não gostei da imagem transmitida
Estando no Brasil, acabei de ver através da RTPI a cerimônia comemorativa da autonomia político-administrativa dos Açores, realizada na mais pequena ilha, o Corvo, e franzi o sobrolho.
Ao fim destes anos, julgava que o governo socialista açoreano já tinha evoluído e deixado de ser pesporrente e vingativo, mas não e explico porquê.
No palco, estavam apenas as bandeiras da Região Autónoma dos Açores e da União Europeia. Da Bandeira Nacional nem sinal, quando a mesma, até por imperativo protocolar, devia estar ao meio.
O discurso proferido por um dos membros do governo regional era um chorrilho de ataques ao Presidente da República, culminando com a ameaça velada de que voltariam a exigir aquilo que Cavaco vetou e bem, tal como o Tribunal Constitucional, como nos lembramos. Era o que faltava o PR até quase ter de ouvir os porteiros da Assembleia Legislativa Regional para a dissolver...
O Representante da República, que estava presente, tinha o dever de fazer uma de duas coisas: exigia a presença da Bandeira Portuguesa ou pura e simplesmente não comparecia à cerimónia!
Eu até sou daqueles que aceitaria a evolução das Regiões Autónomas para Estados Federados, mediante a competente alteração constitucional, mas assim não. É uma vingança de puro mau gosto, atentatória da solidariedade portuguesa, que nos últimos 35 anos tanto tem feito pelo desenvolvimento dos Açores. Portugal e os Portugueses não mereciam esta ofensa socialista. Não é verdade Dr. Mota Amaral? Felizmente que não o vi lá na cerimônia.
Encontro-me no Brasil, que é um Estado Federal e em qualquer Estado Federado a Bandeira Brasileira está por todo o lado e para qualquer brasileiro a mesma vem sempre em primeiro lugar. Se os socialistas açoreanos não gostam da Bandeira Portuguesa é lá com eles, mas não podem deixar de a respeitar!
Espero que o Sr. Presidente da República, mesmo no segredo dos gabinetes, não deixe de fazer sentir aos atuais (ir)responsáveis açoreanos, que não havia necessidade. http://sol.sapo.pt/blogs/brutus/default.aspx
Regras que regem o uso da Bandeira Nacional
Decreto-Lei n.º 150/87, de 30 de Março
Artigo 8.º
b) Havendo três mastros, a Bandeira Nacional ocupará o do centro;
Exemplo de colocação de 3 bandeiras, incluindo a portuguesa: http://www.freguesiasdeportugal.com/legislacao/badeiranacinal.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário