terça-feira, 6 de setembro de 2011

Funcionários da Embaixada e Consulados Portugueses na Suíça continuam em greve !!!

 
Os 200 mil portugueses residentes na Suíça continuam sem proteção consular, devido à greve dos funcionários da Embaixada e dos consulados portugueses. Há casos em que os cidadãos estão retidos, sem possibilidade de viajar, porque não conseguem renovar ou obter o cartão de cidadão ou o passaporte.
Funcionários consulares na Suíça iniciaram uma greve a 29 de Agosto por falta de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
Trabalhadores consulares recebidos pelo gabinete da MNE da Suíça
Uma delegação de funcionários consulares portugueses em greve na Suíça e responsáveis do sindicato foram hoje recebidos pelo gabinete da ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país, Micheline Calmy-Rey, a quem transmitiram as suas "preocupações", disse à Lusa fonte sindical.
Alexandre Vieira, secretário-geral adjunto do Sindicato dos Funcionários Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE), que participou no encontro, explicou à Agência Lusa que a reunião durou cerca de 50 minutos, tendo a delegação sido recebida pela chefe de gabinete e por uma assessora de Micheline Calmy-Rey.
Os membros do gabinete da ministra dos Negócios Estrangeiros da Suíça "tomaram nota das nossas preocupações e disseram-nos que iriam falar com a ministra", adiantou Alexandre Vieira.
"Foi uma reunião calorosa, eles apresentaram-nos o seu ponto de vista e explicaram-nos aquilo que poderiam fazer e o que não poderiam fazer", designadamente "interferir num assunto interno que diz respeito a uma política portuguesa", afirmou o responsável do STCDE.
"Mas foi nos dada a garantia de que não deixaria de haver uma resposta por parte da ministra Micheline Calmy-Rey, que é grande defensora dos direitos humanos e dos direitos individuais", acrescentou o representante do sindicato.
De acordo com Alexandre Vieira, foi também sugerido pelos membros do gabinete de Calmy-Rey que seja o embaixador da Suíça em Portugal a transmitir ao Ministério dos Negócios Estrangeiros português "o que é que na Suíça se pratica como salários" e "qual o dever que um Estado, neste caso Portugal, tem de cumprir quando emite a carta que legítima os funcionários a trabalharem nas embaixadas e nos consulados". http://www.dinheirovivo.pt/Estado/Artigo/CIECO013473.html
RTPN Correspondentes, 05-09-2011 ''Greve na Suíça continua''

Momento e Momentos Únicos na Política



Sem comentários:

Enviar um comentário