sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Funcionários portugueses recebidos por ministra suíça !

Trabalhadores consulares estão em protesto devido
Por: Redacção / IPL - 2- 9- 2011 16:42
A ministra dos Negócios Estrangeiros da Suíça vai receber, na próxima terça-feira, uma comissão de funcionários consulares em greve, e um representante do sindicato que os representam, noticia a Lusa.
O Sindicato dos Funcionários Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) informou, em comunicado, que «uma delegação dos grevistas será recebida na terça-feira no MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros) suíço, com direito a audiência com a própria ministra Micheline Calmy-Rey».
Os funcionários consulares serão representados por três elementos, que, juntamente com o secretário-geral do STCDE, Alexandre Vieira, serão recebidos pela ministra.
Para além de serem ouvidos por Micheline Calmy-Rey, a nota a que a Lusa teve acesso informa também que «o ministro Paulo Portas vai ser chamado à Assembleia da República por iniciativa da comissão parlamentar de negócios estrangeiros, a qual pretende ouvir também o sindicato (STCDE)».

Quem será ouvido é o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, em data ainda por definir, revelou o deputado Alberto Martins, presidente da comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portugueses.

José Cesário participará numa reunião normal da comissão, que tratará de vários assuntos, como o da greve dos funcionários consulares da Suíça.

A greve arrancou na passada segunda-feira, por 56 funcionários, por tempo indefinido, por falta de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros acerca da sua situação salarial.

A greve está a ser realizada pelos trabalhadores da Embaixada de Portugal em Berna, da missão junto da ONU, em Genebra, os consulados naquela cidade e em Zurique, bem como os escritórios consulares em Sion e Lugano.

Sem comentários:

Enviar um comentário