quarta-feira, 17 de março de 2010

PSD: Carlos Gonçalves apoia Pedro Passos Coelho

Eleições para a Presidência do Partido


O Deputado eleito pelo círculo eleitoral da Europa e Presidente do PSD/Paris, apoia o candidato Pedro Passos Coelho para líder do Partido Social Democrata e interviu quase no fim dos trabalhos do Congresso do Partido, que teve lugar no fim-desemana passado, para “prestar um tributo” a Manuela Ferreira Leite.
O Congresso extraordinário do PSD teve lugar em Mafra para alterações estatutárias, mas foi sobretudo uma oportunidade única para que os quatro candidatos a Presidente do Partido tentassem convencer o seu eleitorado.
Passos Coelho, Paulo Rangel, José Aguiar Branco e Castanheira Barros discursaram várias vezes e passaram o fim-de-semana a tentar convencer os Delegados que cada um deles era “a melhor opção” para o PSD.
“Temos de tomar em consideração que vamos escolher o Presidente do Partido, mas também certamente o
futuro Primeiro Ministro de Portugal” afirma Carlos Gonçalves. “E qualquer um dos três principais candidatos tem sensibilidades claras para com as Comunidades portuguesas”.
Carlos Gonçalves diz que “o braço direito” de Pedro Passos Coelho, Miguel Relvas “era Secretário geral
quando o Partido decidiu dar a pasta das Comunidades portuguesas a alguém das Comunidades” e por isso, acredita que “esta é a melhor candidatura para nós”.
Mas o líder social-democrata de Paris considera que “tanto Paulo Rangel como José Aguiar Branco, conhecem as questões relacionadas com as Comunidades. O próprio Paulo Rangel esteve ligado à luta pelos direitos políticos das Comunidades, quando foi Líder parlamentar e quanto a Aguiar Branco, ainda na próxima semana vai agendar um debate sobre Comunidades, sendo ele o atual Líder parlamentar”.
As eleições para o Presidente do Partido e a escolha dos Delegados ao próximo Congresso vão decorrer no
próximo dia 26 de março. Os militantes de Paris votam em Paris e o próximo Congresso vai ter lugar em
Carcavelos, nos dias 9, 10 e 11 de abril.
“Eu pessoalmente apoio o Pedro Passos Coelho, mas a Secção de Paris tem liberdade de voto e não
toma posição oficial” explica Carlos Gonçalves. Por exemplo, Paulo Marques é o mandatário da
campanha de Paulo Rangel em França!
Na intervenção que fez no Congresso, já nos finais dos trabalhos e antes da sessão de encerramento, Carlos Gonçalves fez “um tributo” a Manuela Ferreira Leite. “A Presidente cessante do Partido interrompeu
praticamente as suas férias para fazer uma conferência de imprensa, quando os direitos políticos dos emigrantes estavam em causa e nós não podemos esquecer isso” disse em Mafra.
Carlos Gonçalves chamou também a atenção para o facto de “estarem em votação algumas alterações estatutárias que poderiam não ser aplicadas nas Comunidades”.
As alterações acabaram por não ser aprovadas mas Carlos Gonçalves explicou ao LusoJornal que “isto acontece muitas vezes em Portugal: votam-se coisas sem se ter em consideração os casos específicos daqueles que moram no estrangeiro”.
O Deputado do PSD considera que “o próximo Presidente do Partido tem de dar uma atenção especial às Comunidades, tendo em conta aliás que os fluxos migratórios continuam a aumentar” disse na sua intervenção em Congresso.
De uma maneira geral Carlos Gonçalves considera que foi “um bom Congresso”e que “houve diálogo, como raramente houve no interior do PSD”. Os “pesos-pesados” do Partido subiram à tribuna para apelar à união dos sociaisdemocratas, como foi o caso, por exemplo de Marcelo Rebelo de Sousa, Luis Marques Mendes, Luís Filipe Menezes, Pedro Santana Lopes e Alberto João Jardim.
Difícil mesmo é prever quem será o próximo Presidente do PSD! ■ Carlos Pereira In: http://www.lusojornal.com/unefr.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário