quarta-feira, 3 de março de 2010

ESCUTA: Sindicatos da Função Pública em greve quinta-feira abrange também Consulados e Embaixadas

DIA 4/3/2010 
Os sindicatos da função pública vão avançar para a greve de quinta-feira antecipando uma forte adesão e acreditam que a postura do Governo sobre os aumentos salariais para 2010 e o agravamento das penalizações para as pensões vai mudar. "Acredito que o Governo altere a sua posição pois todo o poder político vai estar a olhar para a movimentação dos trabalhadores", disse à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Bettencourt Picanço, lembrando que a greve ocorre poucos dias antes da discussão e aprovação do Orçamento do Estado para 2010.
O STE convocou a paralisação por não aceitar o congelamento salarial, o agravamento das condições de aposentação e a falta de perspectiva de carreiras. Este sindicato reivindica um aumento de 2,5 por cento, para compensar as perdas dos últimos anos, mas já mostrou disponibilidade para baixar a sua proposta caso o Governo reconsidere a sua. A Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) também perspectiva "uma boa adesão para a greve" e acredita ter preocupado o Governo.
A FESAP (CGTP) reivindica aumentos salariais de 3 por cento
A coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila, que tem passado os últimos dias a fazer "muitos plenários e muitas reuniões com os trabalhadores" também prevê "uma grande adesão" para a greve de quinta feira, tomando como indicadores a mobilização demonstrada nos locais de trabalho.
"É a primeira vez que os trabalhadores dos consulados vão fazer greve ao mesmo tempo que os restantes trabalhadores da administração pública", referiu a sindicalista a título de exemplo.
Ana Avoila considera que a paralisação deverá ter mais impacto nos sectores da educação, saúde, finanças e segurança social. A dirigente sindical disse que espera que os resultados da greve levem o governo a recuar na antecipação do agravamento das penalizações para as reformas antecipadas. "Este é um dos motivos que está a suscitar maior descontentamento nos trabalhadores e que está a levar muitos a aposentarem-se já, com penalizações muito elevadas", afirmou. Relativamente ao congelamento salarial a sindicalista não tem "grandes esperanças" de que o Governo retroceda na intenção do congelamento.
Consulados e Missões Diplomáticas ver aqui: http://www.stcde.pt 
NOTA INFORMATIVA 02-2010 - Lisboa, 18 de Fevereiro/2010
Trabalhadores dos Serviços Externos do MNE fartos de congelamentos
ADEREM À GREVE GERAL DA FUNÇÃO PÚBLICA EM 4 DE MARÇO
Farto de congelamentos, o pessoal dos Serviços Externos do MNE (consulados, embaixadas, missões e centros culturais) vai aderir à greve já marcada pela Frente Comum de Sindicatos para o dia 4 de Março. Foi essa a decisão unânime dos corpos gerentes do STCDE hoje comunicada aos associados por todo o mundo.
Naquela comunicação, o Sindicato informa que: “as carreiras estão congeladas desde o século passado, a progressão está congelada desde 2004, agora viria o terceiro congelamento dos salários desde 2003”.
Diz o STCDE que “o Governo prefere poupar nos salários em vez de actuar contra a fuga aos impostos e poupar na propaganda e nas acções de fachada”.
O sindicato já confrontou o Governo com o facto de não ter havido recuperação do poder de compra perdido nos últimos 5 anos pelos trabalhadores dos serviços externos, sujeitos a taxas de infação diferentes da verificada em Portugal e com o facto de haver mais de  duas centenas de trabalhadores que nem sequer auferem o valor do salário mínimo nacional.
Assim, entende o STCDE dever mobilizar os trabalhadores ao serviço do Estado Português no estrangeiro para uma adesão massiva à greve do dia 4 de Março.
Mais uma vez somos confrontados com a necessidade de recorrer à forma superior de luta que é a GREVE.
Como sempre, não o fazemos de ânimo leve. São fortes os motivos que nos levam a recorrer a esta forma de luta. E são até mais os nossos motivos que os que animam a função pública em Portugal que está mobilizada para esta greve nos mais diversos sectores de actividade e a coberto de variadas estruturas sindicais.
Secção do PPD/PSD da Suíça: EM PROL E DEFESA DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS RESIDENTES NO EXTERIOR!
Elegeu segunda-feira o seu delegado ao XXXII Congresso do PSD EM MAFRA
MARCO MARTINS 
António Dias da Costa irá como participante na qualidade de Conselheiro Nacional pela Europa http://www.psd.pt/archive/doc/Convocatorias.pdf  
Escutem bem... Em terra de surdos, quem escuta é rei. In: http://notasverbais.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário