segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CONSELHO DA EUROPA: MENDES BOTA FOI ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES ENTRE MULHERES E HOMENS


O deputado Mendes Bota foi hoje eleito, por unanimidade, presidente da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que está reunida esta semana no Hemiciclo de Estrasburgo.
Este é o corolário de um trabalho parlamentar de quatro anos, durante os quais abraçou as causas do combate à violência contra as mulheres, à igualdade de oportunidades, à igualdade de género, quer em Portugal, quer em múltiplos países da Europa, onde se tem deslocado como orador convidado para falar sobre este tema em conferências e colóquios.
Mendes Bota já era o 1º vice-presidente desta comissão a cuja presidência agora acedeu, sob o aplauso e o incentivo de várias deputadas e deputados de diferentes grupos políticos, face ao desempenho de que tem dado provas ao longo do tempo nesta área de intervenção política.
Foi relator por duas vezes sobre a campanha pan-europeia de Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica. Faz actualmente parte do CHAVIO, um comité europeu que está a preparar um projecto de Convenção dedicado a estas matérias, e que deverá estar pronto para apreciação do Conselho de Ministros do Conselho da Europa, até ao final de Julho deste ano.
Em Portugal, Mendes Bota foi o coordenador da campanha que a Assembleia da República levou a efeito por todo o país, entre 2006 e 2008, num esforço de sensibilização para o fenómeno da Violência Doméstica.
Sobre a sua eleição, Mendes Bota referiu:
“Esta eleição para a presidência de uma comissão especializada de uma instituição política internacional com a dimensão e a representatividade da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, significa o momento mais importante do meu percurso de uma vida dedicada à causa pública, sempre baseada em funções electivas. É uma grande honra e uma responsabilidade maior, que exigem de mim um esforço acrescido para corresponder à confiança em mim depositada, e ao reconhecimento pelo trabalho que tenho desenvolvido. Sabe sempre bem receber esse reconhecimento, sobretudo, quando vem de fora do nosso próprio país.” Assembleia da República, 25 de Janeiro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário