sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

UM CHOQUE DE INDIGNAÇÃO, QUE NÃO SE PODE PERDER

Classifico este VIDEO como o melhor do ano de 2009. Não deixe de o passar. Palavras de um grande brasileiro: Ruy Barbosa.   JPR
Como os povos brasileiro e português estão tão próximos, embora alguns se atrevam a considerar que NADA DISTO SE PODERÁ PASSAR em Portugal...
Ruy fez o seu testamento político na fórmula de um epitáfio, que ele mesmo escreveu para sua pedra funerária:
Estremeceu a Justiça; viveu no Trabalho; e não perdeu o Ideal !!!
'Sequesso'


A pátria adora conversar sobre professores. A pátria, porém, nunca fala sobre educação. Portugal ainda não arranjou coragem para lidar com este facto: os alunos acabam o secundário sem saber escrever. Parece que os professores vão fazer uma 'marcha da indignação'. Pois muito bem. Eu também vou fazer uma marcha indignada. Vou descer a avenida com a seguinte tarja: 'os alunos portugueses conseguem tirar cursos superiores sem saber escrever'.

A coisa mais básica - saber escrever - deixou de ser relevante na escola portuguesa. De quem é a culpa? Dos professores? Certo. Do Ministério? Certo. Mas os principais culpados são os próprios pais. Mães e pais vivem obcecados com o culto decadente da psicologia infantil. Não se pode repreender o "menino" porque isso é excesso de autoridade, diz o psicólogo. Portanto, o petiz pode ser mal-educado para o professor. Não se pode dizer que o "menino" escreve mal porque isso pode afectar a sua auto-estima. Ou seja, o rapazola pode ser burro, desde que seja feliz. O professor não pode marcar trabalhos de casa porque o "menino" deve ter tempo para brincar. Genial: o "menino" pode ser preguiçoso, desde que jogue na consola. Ora, este tal "menino" não passa de um mostrengo mimado que não respeita professores e colegas. Mais: este mostrengo nunca reconhece os seus próprios erros; na sua cabeça, 'sexo' será sempre 'sequesso'. Neste mundo Peter Pan os erros não existem e as coisas até mudam de nome. O "menino" não escreve mal; o "menino" faz, isso sim, escrita criativa. O "menino" não sabe escrever a palavra 'recensão', mas é um Eça em potência.

Caro leitor, se quer culpar alguém pelo estado lastimável da educação, então, só tem uma coisa a fazer: olhe-se ao espelho. E, já agora, desmarque a próxima consulta do "menino" no psicólogo. Henrique Raposo - http://aeiou.expresso.pt/sequesso=f260162
Língua: Ensino do português enquanto língua materna pode acabar em alguns países - presidente Instituto Camões


A língua materna pode acabar em alguns países porque o objectivo é a sua integração nos sistemas de ensino no estrangeiro.
"Isso (fim do português como língua materna) tem de ser analisado caso a caso. Não significa descontinuar em todos os casos. Vamos ter de fazer uma avaliação caso a caso da situação dos países onde o português está e qual a melhor estratégia", disse à Lusa.
Ana Paula Laborinho falava à margem da conferência "A Língua Portuguesa e as Relações Internacionais", que decorre hoje na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
"O objectivo é a integração do português nos sistemas de ensino", sublinhou a responsável.
Nesse sentido, Ana Paula Laborinho reafirmou a intenção de Portugal apoiar o ensino do português em países como os Estados Unidos ou o Canadá, onde há anos o ensino é feito sobretudo em associações de emigrantes.
A presidente do IC defendeu ainda a importância de se "reforçar a importância do português num instrumento de trabalho", considerando que essa é uma "linha fundamental".
Nesse âmbito, Ana Paula Laborinho considerou também fundamental a formação de tradutores e intérpretes nos esforços para reforçar a presença do português junto de organizações internacionais.
Sob o tema "À Conquista de Novos Espaços", o primeiro painel da conferência contou com os temas "O Papel do IC na Promoção Externa da Língua Portuguesa" e "Tétum e Português, Línguas co-oficiais de Timor-Leste".
Ao falar sobre este último tema, Isabel Feijó, que esteve a dar formação em Timor-Leste, debateu a problemática de, apesar de ser língua oficial, o português não ser falado ou percebido pela grande maioria dos timorenses e defendeu que a resposta para a expansão da língua portuguesa pode estar no tétum.
"Deve haver uma forte aposta no ensino formal do tétum - que tem uma grande base portuguesa. O tétum deve ser considerado património da Lusofonia e pode ser uma plataforma para a promoção do português", afirmou.
IRS

Saiba quando tem de entregar a sua declaração Modelo 3 em 2010
A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) divulgou as datas em que os contribuintes terão de entregar o Modelo 3 - declaração anual do IRS, com a indicação dos rendimentos auferidos em 2009.
Se os contribuintes tiverem apenas rendimentos das Categoria A (trabalho dependente) e/ou Categoria H (pensões):  de 1 de Fevereiro a 15 de Março se a entrega da declaração for efectuada em papel;  de 10 de Março a 15 de Abril se a entrega da declaração for efectuada via Internet.
Se os contribuintes tiverem rendimentos de outra natureza/categoria (Categorias B - rendimentos profissionais e empresariais, E - capitais, F - prediais, G - mais valias, e H - pensões):  de 16 de Março a 30 de Abril, se a entrega da declaração for efectuada em papel; de 16 de Abril a 25 de Maio, se a entrega da declaração for efectuada via Internet.
A declaração do IRS respeitante a 2009 tem ainda de ser acompanha do Anexo J, caso os contribuintes tenham auferido rendimentos no estrangeiro, e do Anexo H, se aqueles tiverem Benefícios Fiscais, deduções à colecta, acréscimos ou rendimentos isentos sujeitos a englobamento.
As Declarações Electrónicas mudaram. Todos os serviços encontram-se agora disponíveis no Portal das Finanças. Por favor actualize os seus favoritos PARA:  http://www.portaldasfinancas.gov.pt/  Se estiver a tentar aceder às declarações electrónicas da DGAIEC por favor actualize os seus favoritos para: www.e-financas.gov.pt/dgaiec

Sem comentários:

Enviar um comentário