quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Deixar de fumar pode aumentar
risco de diabetes



Estudo norte-americano conclui que os ex-fumadores têm um elevado risco de desenvolverem a diabetes mais comum, a de tipo 2.

Os investigadores determinaram que aqueles que deixam de fumar aumentam em 70% as probabilidades de desenvolverem, num espaço de seis anos, aquele tipo de diabetes quando comparados com os não fumadores.

O estudo, baseado em 10,892 adultos que foram observados durante 17 anos, apurou que o risco é mais elevado durante os três anos seguintes após deixarem de fumar.

Este facto está relacionado com o aumento de peso que normalmente é associado aos fumadores que desistem do vício, refere o estudo divulgado no jornal da especialidade "Annals of Internal Medicine" e citado pela BBC.

A equipa de investigadores responsável por estas conclusões faz, no entanto, questão de lembrar que o tabaco é, em si, um factor de risco para o desenvolvimento de diabetes.

Os investigadores avisam também que estes resultados não devem servir de desculpa aos fumadores para deixar de fumar. Os benefícios de deixar o tabaco, dizem, são claramente mais elevados do que o risco de desenvolver diabetes.

1 comentário:

  1. Os benefícios de deixar o tabaco, dizem, são claramente mais elevados do que o risco de desenvolver diabetes! Toca a deixar o vício

    ResponderEliminar